Somos todos capazes de escrever bons textos e sermos entendidos, uma vez que falamos português, certo?!, mas será que não cometemos nenhum equivoco em todo esse processo de comunicação? Nada é mais desafiador que trabalhar com a língua e conquistar o nosso ouvinte, a nossa audiência. Contudo, para que isso seja uma tarefa bem-sucedida, é interessante considerar o olhar de outra pessoa e, por isso, queremos, neste post, tentar descobrir quando vale a pena contratar um revisor.
A importância de um bom texto
É preciso ter muita atenção com o texto publicado em seu blog, ou na sua página pessoal e empresarial, pois ele espelha, ainda que metaforicamente, a sua imagem e deve, portanto, passar credibilidade, cuidado, assertividade e qualidade. Desse modo, um texto revisado e sem incorreções é, sim, uma reflexo muito melhor da sua marca e precisa, assim, ser valorizado.
Lembre-se, ainda, que o ambiente digital possui um número cada vez maior de usuários, que, como interesse de uma marca, são potenciais consumidores. A comunicação entre a sua página e o seu público-alvo deve ser pautada, então, por uma qualidade inerente ao conteúdo e que, por isso, corresponderá a credibilidade que você pretende passar.
O papel do revisor: um profissional relevante
Respondendo a pergunta título do nosso post, quando contratar um revisor é apenas uma pergunta retórica. Explico: para quem preza pela qualidade, tudo deve estar em um patamar elevado e, se o nosso trabalho com um texto, por melhor que seja, possa conter algum erro, ter um profissional para corrigir nossas inadequações é um passo necessário.
Nos conteúdos de marketing digital, o revisor busca, dentre tantas coisas, tornar claro e objetivo aquilo que é dito, fazendo as correções gramaticais e ortográficas que forem necessárias. Nesse caso, ele irá adequar a linguagem ao propósito do texto, dando mais eficácia e abrangência da pauta.
Além de um bom conteúdo, as empresas precisam, então, ter atenção a forma e a estrutura daquilo que disponibilizam para os seus clientes. Textos bem escritos e com uma boa formatação são mais valorizados pelos consumidores e tendem a ter melhores resultados.
Relevância do conteúdo e classificação de sua página
A plataforma Google faz uma classificação das páginas disponibilizadas em seus domínios e, para isso, leva em consideração o tempo de permanência dos usuários em seu site, por exemplo, dando prioridade, no sistema buscador, para páginas que contenham menos erros ortográficos e gramaticais. Logo, um bom conteúdo e uma boa formatação podem dar mais visibilidade para o seu conteúdo.
Ainda sobre o revisor
Como o texto falado se diferencia muito daquele que é escrito, não sendo possível fazer uma transposição completa da oralidade para a escrita, é possível que, às vezes, você tenha boas ideias e, para uma plateia de ouvintes, seja muito bem-sucedido, mas, na escrita, alguns deslizes podem surgir e prejudicar o seu propósito. Nesse contexto, o revisor, como um leitor distanciado daquilo que você quer transmitir, tem a capacidade de fazer ajustes e criar um material que atenda a um suporte diferente, isto é, um texto mais coerente, claro e objetivo.
Portanto, vale a pena contratar um revisor para os seus textos, pois ele será capaz de adaptar a sua informação, formatar o seu conteúdo e corrigir eventuais erros da língua. Todos sabemos nos comunicar e, em várias situações, o texto escrito não será necessário, mas, para o mercado digital, ele é, hoje, uma estratégia de sucesso e deve, portanto, ser valorizado.