Os prós de revisar seu próprio texto

Juntar palavras, criar frases, construir orações, pontuar, acentuar, revisar, publicar. O processo de escrita, apesar de ser bem elaborado, é simples e conta com pequenos passos que devem ser dados, mas criar bons textos é, infelizmente, uma dura tarefa, que se desdobra a cada etapa em várias outras. Assim, ler atentamente ao que se escreve e corrigir os erros encontrados é um processo difícil e que demanda, às vezes, o olhar de outra pessoa, mas você sabia que existem pontos positivos de revisar o seu próprio texto? Então, continue lendo este post, e veja o que preparamos para você.

Por que revisar é uma etapa importante?

Você já deve ter ouvido que um texto precisa ir para a gaveta, sendo lido, novamente, algum tempo depois, já que, assim, vários problemas e inadequações podem ser encontrados pelo autor, certo?! Então, a importância de se revisar é justamente essa: encontrar problemas textuais.

Quando escrevemos, imaginamos que nosso texto não tem nenhum erro e que está claro para todos os leitores, mas, no entanto, não é isso que acontece. Cada leitor tem uma bagagem diferente de leituras e, às vezes, aquilo que parece ser simples e objetivo, para o autor, pode ser uma confusão para um leitor diferente. Nesse caso, revisar permite ver as incoerências do nosso pensamento, erros escondidos nas linhas e, também, uma prolixidade que deve, para um bom texto, ser retirada, quando for preciso.

As vantagens de revisar o seu próprio texto

  • Diminuição dos gastos financeiros: Embora os custos de revisão sejam variáveis, podendo cada revisor cobrar um valor específico por lauda, não é fácil encontrar um bom serviço de revisão por um preço reduzido. Desse modo, com o auxílio de ferramentas e aplicativos de correção ortográfica, um redator, ainda que com conhecimentos limitados da língua, pode revisar o seu próprio texto, gerando, nesse movimento, uma economia financeira.
  • Qualidade dos profissionais revisores: Preços muito baixos não significam, na maioria dos casos, um bom trabalho de revisão e, assim, se não é possível pagar um bom profissional, saiba que não é fácil encontrar bons revisores e que trabalhem com seriedade, profissionalismo e pontualidade.
  • Prazos de entrega: Outro ponto positivo de revisar o seu próprio texto é a possibilidade de você realizar o seu trabalho de revisão dentro do prazo estipulado, garantindo, desse modo, que você não fique refém do não cumprimento de prazos por algum profissional contratado. Logo, você não depende da agenda, da pontualidade e da seriedade de outro revisor.

Portanto, há vários prós acerca da revisão do seu próprio texto, mas devem-se levar em consideração as dificuldades de se distanciar do material textual e examiná-lo de forma isenta, desconsiderando as inferências pessoais que podem, às vezes, não permitir que um erro, ou inadequação, seja visualizado durante a leitura. Se a questão financeira é, para alguns, definidora dessa escolha, não se pode esquecer que a falta de bons profissionais e a liberdade maior de tempo do autor são, também, fundamentais e, desse modo, embora seja possível revisar o próprio material, investir em uma boa formação acadêmica acerca da língua e em programas que facilitem o processo de revisão é, sim, uma forma de diminuir os erros e corrigir o próprio trabalho.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aprender a escrever melhor, dominar a Língua Portuguesa e ter sucesso em seus projetos digitais?

Você não precisa de mais um curso on-line, você precisa do material certo para conhecer melhor o Português e desenvolver a habilidade de escrever textos claros, persuasivos e encantadores. 

Inscreva-se gratuitamente em nossa lista e receba insights, dicas e reflexões  exclusivas sobre Português e Produção de Conteúdo para Internet. 

Precisa de ajuda? Clique aqui e te ajudo!