Como aprender gramática de forma fácil e definitiva

 Como posso aprender gramática de forma definitiva e fácil?

Provavelmente, você já se fez essa pergunta alguma vez na vida.

A resposta para essa pergunta não é tão óbvia como parece. Para iniciar, com certeza, posso afirmar que você não aprenderá gramática na escola, muito menos devorando livros de gramáticas. Sabe por quê?

 

Porque gramática não se aprende na escola.

 

Sim, essa afirmação parece bem dura. Eu como professora de Língua Portuguesa posso até ficar ofendida com ela, no entanto, sou eu quem a proferiu.

 

Como assim não se aprende gramática na escola?!

 

Bom, se você tivesse aprendido gramática na escola não estaria lendo este texto agora. Aliás nem se daria ao trabalho de procurar algo semelhante no Google.

Fiz uma pesquisa rápida só para ter uma ideia de o que as pessoas buscam quando querem aprender gramática e observe como o Google autocompleta a minha busca: Como aprender gramática do zero; como aprender gramática para concursos, como aprender gramática rápido…

Isso para mim, é só uma prova que realmente não se aprende gramática na escola. Se assim fosse porque as pessoas procurariam “gramática do zero” ou “rápido”?

 

E por que não se aprende gramática na escola?

 

Porque você, seus colegas, até eu, passamos nossa vida escolar inteira classificando nomes e orações, mas não aprendemos como usar isso no nosso dia a dia.

Por exemplo, eu consigo lembrar-me perfeitamente dos meus professores explicando que devíamos colocar uma vírgula no texto toda vez que fizéssemos uma pausa para respirar, ou algo semelhante a isso.

No entanto, diante de tal afirmativa, eu me pergunto, como se explica a diferença entre essas duas frases?

  • Vou ali comer gente!

  • Vou ali comer, gente!

Observe que a falta da vírgula transformou uma pessoa em canibal.

E pasmem!!! As duas orações têm o mesmo tamanho, logo “a pausa para respirar” deveria ter sido a mesma, certo?!

Então, por que ela causou uma diferença tão significativa nessas frases?

Quer mais alguns exemplos? Veja esse meme.

E este problema não acontece só com o uso da vírgula. [Antes fosse, né?]

Aliás, você sabe para que serve mesmo uma oração subordinada substantiva objetiva direta? [Além é claro de tirar o sono do aluno do 7º ano do Ensino Fundamental antes da prova bimestral de Língua Portuguesa.] Se você teve um dejavu saiba que não está sozinho.

Para deixar claro, eu não sou contra o ensino da gramática, pelo contrário, sou totalmente a favor. A gramática é alma da nossa língua, não só da nossa, de qualquer língua.

Nós estruturamos frases todos os dias. Falamos, pensamos, escrevemos…. tudo isso com o auxílio de nossa querida gramática.

 

Por que não consideramos a gramática fácil?

 

Então, se a usamos todos os dias, em todos os nossos atos linguísticos, não devia ser tão difícil assim aprender gramática.

O problema é que nos ensinaram de uma maneira confusa. O nosso aprendizado da gramática é fruto de um ensino que supervaloriza a nomenclatura em vez de atividades práticas que lhe ensinam a escrever um bom texto, a fazer a correta interpretação de textos, a usar a vírgula, a não confundir o “se não” com “senão”…

E não adianta tentar corrigir isso lendo as melhores gramáticas da língua portuguesa.

Aqueles livros são manuais técnicos, para uma consulta aprofundada sobre um determinado tema.

Outro dia estava desabafando com a minha terapeuta que os livros de gramáticas só ajudam quem sabe como consultá-los, porque eles têm uma organização própria e peculiar.

Você não pega um dicionário para ler, então por que pegaria uma gramática?

Elas existem para te auxiliar, para que você possa consultar em caso de uma dúvida muito pontual…

Então se você quer aprender gramática de forma rápida, do zero, fácil….

Você precisa ler os livros de professores que procuraram simplificar de forma lúdica as principais regras. E não pretendo te deixar no escuro, então, segue uma indicação que eu acho simplesmente genial. O livro da professora de português Cíntia Chagas.

Capa do livro Sou péssimo em Português.

 

Ele aborda de uma maneira divertida, cheia de histórias, regras básicas do uso do português. Com esse livro, você aprenderá português de uma forma leve e dando boas risadas.

5 dicas rápidas para aprender gramática

 

1. Selecione um único tópico por vez

 

A gramática é muito ampla, não adianta querer aprender tudo de uma vez. É preciso ter paciência. Então, divida o conteúdo em tópicos e escolha por qual começar.

 

2. Procure vídeos no Youtube sobre o assunto

 

Há vários professores no Youtube ensinando sobre diversos assuntos diferentes. Busque o tópico que está aprendendo, procure um professor com o qual você se identifica. Não insista se você achou a linguagem usada chata ou cansativa, deixe esse canal e vá para outro. Com certeza, você encontrará uma pessoa que sanará a sua dúvida.

 

3. Leia bons livros

 

Leia muito. Outra forma de aprender gramática é lendo bons livros escritos em Língua Portuguesa, podem ler boas traduções também.

O contato diário com textos bem escritos te ajudará a assimilar as principais regras.

 

4. Faça exercícios

 

A melhor forma de assimilar um conteúdo é fazendo exercícios sobre ele. Então, resolva questões que envolvam aquele tópico.

 

5. Escreva

 

Escreva textos e peça alguém para corrigir para você. Essa é uma ótima forma de colocar em prática aquilo que aprendeu.

Dica de ouro

Erros de português podem desclassificar você em um processo seletivo. Por isso, aprender gramática é também uma forma para se ter um um currículo de sucesso. 

E qual é a sua principal dificuldade na hora de escrever um texto? Conte para a gente nos comentários.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aprender a escrever melhor, dominar a Língua Portuguesa e ter sucesso em seus projetos digitais?

Você não precisa de mais um curso on-line, você precisa do material certo para conhecer melhor o Português e desenvolver a habilidade de escrever textos claros, persuasivos e encantadores. 

Inscreva-se gratuitamente em nossa lista e receba insights, dicas e reflexões  exclusivas sobre Português e Produção de Conteúdo para Internet. 

Precisa de ajuda? Clique aqui e te ajudo!