O que Rubens Braga pode te ensinar sobre redação Web

Escrever pode parecer, às vezes, um trabalho e, digo uma coisa, essa tarefa realmente o é, mas o que seria da literatura e dos livros que amamos se tal ofício não fosse feito com esmero, com cuidado, com diligência, com amor? Não faltam exemplos de bons escritores e boas dicas, mas não basta apenas saber os passos da escrita, uma vez que é a prática que pode nos conduzir a melhores resultados. Então, neste post, que tal alguns pensamentos de um grande escritor?


 Descubra, aqui, o que Rubens Braga pode te ensinar sobre redação na Web e veja o que mais preparamos para você.


Quem é Rubens Braga?

 

Resumidamente, ele foi um cronista, teólogo, educador e psicanalista nascido em Minas Gerais. Por meio dos seus livros, tanto de ficção quanto de não ficção, Rubens Braga alcançou a excelência na escrita, tendo ficado, por exemplo, em 2009, segundo lugar no Prêmio Jabuti, na categoria de Contos e Crônicas.

Dentre os seus vários livros, cita-se, por exemplo, Ostra feliz não faz pérola, A gestação do futuro e Pedagogia dos caracóis, como textos essenciais para se entender o autor e apreciar a sua escrita.


Sobre a escrita de Rubens Braga

 

  • Provocativa: ao propor temas complexos e instigar seus leitores a uma reflexão crítica, o autor interagia, por meio da escrita, com o público e isso lhe garantia um engajamento com a sua obra.

 

  • Coloquial e simples: uma das principais características de seus textos é justamente a simplicidade daquilo que é escrito, sem que isso signifique, no entanto, falta de cuidado e qualidade. Nos traços simples, o escritor consegue ser acessível ao seu público, o que garante um bom retorno do seu material. Com frases curtas e diretas, na coloquialidade da crônica, sua audiência se expandiu e sua obra marcou, e ainda marca, uma geração.

 

  • Sensualidade: a escolha simples e direta de palavras permitia que o escritor perpassasse os seus textos por uma sensualidade que cativava o leitor, persuadindo-o a ler aquilo que era produzido. Assim, no momento de escrita, ele já tinha um leitor ideal em mente – traço que deveria estar presente, também, nas nossas produções de conteúdo para a web.

 

  • Educativa: devido a sua formação, a escrita de Rubens Braga era educativa, trazendo sugestões de outros autores e refletindo sobre temas complexos, sem que, com isso, perdesse a simplicidade e o apreço dos leitores.

 Além de Rubens Braga


Se o desejo é evoluir na escrita e criar textos cada vez mais inquietantes e cativantes, ler bons escritores e ver as suas dicas parece ser, afinal, uma sugestão que nos leva ao sucesso. Assim, que tal conhecer, também:


  • João Cabral de Melo Neto, para quem a escrita se assemelha ao ato de catar feijão, isto é, escolher com cuidado as palavras que serão utilizadas;
  • Graciliano Ramos, cuja concisão permite um texto objetivo e rico;
  • Guimarães Rosa, cuja experimentação e criação de um falar sertanejo, em Grande Sertão: Veredas, se destaca na literatura brasileira.

Para saber escrever bem, se guiar por aqueles que tornaram a palavra por ofício pode ser uma boa sugestão. 


O que Rubens Braga pode te ensinar sobre redação para a Web
 é a forma como você pode trazer mais qualidade, concisão e simplicidade.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aprender a escrever melhor, dominar a Língua Portuguesa e ter sucesso em seus projetos digitais?

Você não precisa de mais um curso on-line, você precisa do material certo para conhecer melhor o Português e desenvolver a habilidade de escrever textos claros, persuasivos e encantadores. 

Inscreva-se gratuitamente em nossa lista e receba insights, dicas e reflexões  exclusivas sobre Português e Produção de Conteúdo para Internet. 

Precisa de ajuda? Clique aqui e te ajudo!