Ferramentas essenciais para revisão (e produção) de textos

Pode não parecer, mas o trabalho de revisão de textos é uma tarefa muito complexa. Garantir que um texto não fique sem qualquer tipo de erro é uma árdua missão. Sobretudo porque a noção de erro pode variar de acordo com o contexto.

A revisão publicitária, por exemplo, muitas vezes, manterá expressões que seriam completamente censuradas em contextos acadêmicos.

Em uma monografia, uma dissertação ou em uma tese de doutorado, você nunca começará uma frase com um pronome pessoal oblíquo (leia-se: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos). Já em um post de Instagram, Facebook, dificilmente você encontrará uma mesóclise (leia-se: dar-te-ei um bônus).

É por isso que um revisor não é somente responsável por buscar falhas ortográficas e gramaticais de um texto. E é também por isso que gramática e dicionários de língua portuguesa não são as únicas ferramentas que devem ser usadas por quem que se propõe ao trabalho de revisão de textos.

O que precisamos então para revisar textos? Quais as principais ferramentas de softwares que um revisor utiliza? É o que você descobrirá hoje. Vamos lá?!

O setup ideal do revisor de textos: equipamentos fundamentais para revisores

Com as devidas exceções, o trabalho de revisão de textos é em 90% dos casos feito em frente a um computador.

Embora no ciclo de produção gráfica, as provas finais de leitura sejam impressas para a conferência final (a famosa “boneca impressa do livro”), a revisão de textos de textos, na atualidade, ocorre majoritariamente em contextos digitais.

Resultado: um revisor de textos (e também um redator, um produtor de conteúdo digital, um escritor para Web ou qualquer outro termo que você conheça e se aplique a quem anda escrevendo textos) é um profissional que trabalha usando o computador.

Pensando nisso, ter bons equipamentos digitais faz muita diferença no dia a dia de trabalho.

A quantidade de itens do setup de trabalho de um revisor vai variar conforme o perfil do profissional.

Você pode ter um conjunto simples de equipamentos que envolva, por exemplo, apenas um computador, uma mesa e uma cadeira. Ou pode optar por um kit mais completo com fones tecnologia noise cancelling (cancelamentos de ruídos), monitores auxiliares (a famosa “segunda tela”), teclados e mouses externos, dentre outros itens, como descansos para apoio de pé.

O melhor setup é aquele que te permitirá trabalhar de forma produtiva. E o que isso significa?

Significa que ter bons equipamentos no final das contas se torna um investimento e não um custo. Afinal, do que adianta ter um notebook barato, mas que demora mil anos para abrir um documento do Word? Por isso, nossa recomendação é de que você não espere perder um trabalho em razão de computador travar para começar a pensar em ter um bom setup.

Agora, que tipo de computador é o ideal para o revisor não passar perrengue? E como montar um setup de trabalho que maximize a produtividade? 

Mas atenção: a escolha dos equipamentos deve sempre levar em conta a maximização de sua produtividade. Ou seja: você precisa descobrir o que funciona para você! E é por isso que, para alguns profissionais, a contratação de aplicativos como Pomodoro e BrainFm são consideradas como ferramentas de trabalho tão importantes quanto ter um boa gramática na mão.

Nesse sentido, tudo que contribui para que você não passe perrengue na hora de trabalhar conta como ferramenta de trabalho. Inclui-se nisso, também, ter um bom plano de internet, sobretudo porque a maioria das ferramentas que podem te ajudar na hora da revisão (e produção) de textos são digitais. E ninguém merece ficar uma vida esperando a aba do navegador abrir.  

 

Ferramentas essenciais para revisão e produção de textos

 Em linhas gerais, como já dissemos, a consulta a gramáticas de referência é algo inerente ao trabalho do revisor. Apesar de que, com a prática, o revisor acabe internalizando algumas regras, a norma culta é cheia de exceções e dúvidas podem surgir independentemente do tempo de carreira do profissional.

Por isso, seja com material impresso ou com acessos digitais, um bom revisor sempre terá como ferramenta:

– gramáticas

– dicionários

– manuais

E tudo isso no plural mesmo, você não leu errado! É sempre bom investir em mais de um material de consulta. Para uma determinada dúvida, por exemplo, a gramática do Bechara pode ser mais explicativa do que a do Celso Luft e vice-versa.

No caso de dicionários, além de um bom dicionário da língua portuguesa, recomendamos:

– Dicionário de Regência Verbal

– Dicionário de Regência Nominal

Quanto aos manuais, a ABNT é fundamental para quem faz revisão de trabalhos acadêmicos. Além disso, são muito úteis aqueles manuais com os erros mais comuns de Português.

Existem vários dicionários que estão disponíveis on-line e o melhor: sem custo.

Usar uma versão eletrônica otimiza (e muito!) o trabalho com o texto, já que é possível valer-se de filtros de pesquisa. 

Apoios eletrônicos

Dentre os melhores apoios digitais no trabalho de revisão de texto, os dicionários eletrônicos têm um espaço especial. Os mais conhecidos são:

– Priberam

– Michaelis

– Houaiss

– Dicio

– Aulete

– Dicionário informal

– Dicionário de sinônimos

Observação: Não é bem um dicionário, mas outra ferramenta no universo de consulta de palavras é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Corretores ortográficos

Embora não seja 100% confiável, outra ferramenta útil para revisores são os corretores ortográficos presentes em editores de texto, como o Word ou o LibreOffice.

Esses corretores, muitas vezes, não são eficientes para a correção gramatical, mas são ótimos para pegar erros ortográficos.

Grupos e fóruns de discussão

Grupos de revisores, sobretudo os de WhatsApp nos quais se pressupõe uma interação mais rápida, podem ser muito úteis. Na internet, há vários disponíveis.

A Carol Machado, autora do livro Revisão Para quê, listou alguns bem interessantes em um post de seu site Revisão Para quê 

Detectores de plágio

A fim de checar a originalidade dos textos (isto é, conferir indícios de plágio), as seguintes ferramentas são interessantes: 

  • FastFormat
  • Turnitin
  • Copyscape
  • Copyspider

Ferramentas pouco conhecidas, mas interessantes

Por fim, não podemos terminar essa lista sem citar algumas ferramentas poucas conhecidas, mas bem interessantes. São elas:

  • Diff Checker
  • Grammarly 
  • Hemingway
  • Contador de palavras
  • Language Tool

Networking: o idioma do poder

No mundo de negócios, gerar relacionamentos é essencial para se ir mais longe. No mundo da revisão e produção de textos não é diferente! O Network, ou em bom português uma boa “rede de contatos”, pode te poupar horas de trabalho.

Ter um amigo revisor para uma rápida conversa sobre uma dúvida ou mesmo para uma segunda opinião traz benefícios incalculáveis para sua carreira.

Sentiu falta de alguma ferramenta?

Conte para a gente nos comentários ou nos envie por e-mail. Sua sugestão é muito bem-vinda!

Gostou do texto? Então, compartilhe.

2 comentários em “Ferramentas essenciais para revisão (e produção) de textos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aprender a escrever melhor, dominar a Língua Portuguesa e ter sucesso em seus projetos digitais?

Você não precisa de mais um curso on-line, você precisa do material certo para conhecer melhor o Português e desenvolver a habilidade de escrever textos claros, persuasivos e encantadores. 

Inscreva-se gratuitamente em nossa lista e receba insights, dicas e reflexões  exclusivas sobre Português e Produção de Conteúdo para Internet. 

Precisa de ajuda? Clique aqui e te ajudo!