Escrever, escrever e escrever. Ler, ler e abandonar a leitura. Este parece um movimento comum em textos na Web e ele tem uma explicação. Com o intuito de escrever mais e mais, muitos redatores se valem de fórmulas e estruturas engessadas para produzir conteúdo na internet.
É claro que ter um swipe file ajuda (e muito!) a produção de conteúdo. Entretanto, não podemos deixar de lado um dos fatores que individualiza um texto: a criatividade.
Por isso, a prática de escrita criativa pode fazer você criar conteúdos memoráveis! Como? Por que? É o que este artigo vai te mostrar.
O que é escrita criativa?
Como o próprio nome sugere, “escrita criativa” é uma forma de escrita que vai além dos domínios tradicionais da escrita normal, profissional, acadêmica ou técnica.
Ela abrange uma série de gêneros e estilos diferentes. E não estamos falando aqui apenas de escrita ficcional.
No geral, a escrita criativa pode ser considerada como qualquer tipo de escrita original e expressiva. Normalmente, ela pode ser identificado por um foco em elementos narrativos como o desenvolvimento de um personagem, o enredo… pense aqui em tudo que diz respeito à imaginação, invenção e história.
A escrita criativa é, então, um escrita de composição original e contemporânea. Isto é: ela não obedece a convenções e se vale de uma ampla gama de elementos.
Em um ambiente acadêmico, a escrita criativa é normalmente dividida em aulas de ficção, poesia ou roteiro, com foco na escrita em um estilo original, não definido por estruturas e gêneros pré-existentes.
Fora da academia, sobretudo em contextos de Marketing, a escrita criativa vai estar envolvida na capacidade de criar e elaborar textos que fujam do padrão e do óbvio, apostando na possibilidade de atrair o público-alvo e mantendo-o engajado com o conteúdo criado.
Escrita criativa e Marketing de Conteúdo
Um dos principais objetivos do Marketing de Conteúdo é fazer um visitante virar lead e um lead ser conduzido ao longo do funil de vendas, não é mesmo?
Isso só pode ser alcançado a partir do contato (entenda-se aqui “contato como leitura”) com um conteúdo (entenda-se aqui “conteúdo como texto”). Ou seja: a meta é alcançada com a leitura (de um artigo, de um anúncio, de uma carta de vendas e por aí vai). É por isso que ter uma escrita criativa é um ponto muito importante para copywriters e outros profissionais do texto no mundo do Marketing.
Em copys, a escrita criativa é uma habilidade que capaz de fazer campanhas performarem melhor.
Redação criativa: fundamentos
Não confunda escrita criativa com algo 100% original, único. Em Roube como um artista, citando Jonathan Lethem, Austin Kleon nos lembra que “Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original.”
Isto é: nada vem do nada. E para escrever criativamente falando precisamos nos tentar nos livrar do peso de buscar a completa origininalidade. Ou nas palavras de Kleon, é importante “parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela”.
Como desenvolver a escrita criativa?
Primeiramente, é preciso reconhecer que a escrita criativa não é um dom! Como já dissemos aqui, a boa escrita é treino. Escrita é prática e dedicação.
Por isso, ela pode ser desenvolvida e melhorada com o passar do tempo.
Listamos a seguir alguns pontos que você deve ter atenção nessa jornada:
- Repertório: Por intermédio de leituras diversas e o contato com outros sujeitos, é possível ampliar o repertório cultural e de conhecimentos específicos, melhorando, nesse movimento, a possibilidade de escrever mais e melhor sobre variados assuntos.
- Objetivos do texto: Defina qual é o propósito do seu texto e, posteriormente, avalie as necessidades e especificidades daquilo que precisará criar.
- Estrutura e organização: Não podemos dizer que na escrita criativa tudo é criado do nada e sem organização – note que o nome não indica isso. Logo, busque pensar, estruturar e organizar o que irá dizer, pois, nesse momento, será possível avaliar o que é importante para entrar no texto final. Além disso, ter em mente o que se quer fazer é uma ótima forma de aumentar a produtividade, uma vez que você não perderá muito tempo na produção.
- Inspiração: Saiba que ela não é a motivadora do seu trabalho, mas um detalhe que pode, ou não, chegar. Desse modo, não fique esperando a motivação, mas, sim, coloque a mão na massa e comece a trabalhar. Uma boa forma de aproveitar o momento de criação é investir em brainstorm com pessoas diferentes, ler mais, praticar exercícios físicos e assistir a filmes e séries, por exemplo.
- Anote ideias: Tenha sempre um papel e uma caneta na bolsa e anote tudo aquilo que achar interessante.
- Escreva sempre: Busque escrever diariamente, pois a prática o levará a perfeição e o ajudará a ser mais produtivo.
- Leia todos os dias: Busque ler sobre todos os tipos de conteúdo, pois essa é uma prática que irá ampliar os seus conhecimentos e facilitará a sua escrita, quando for necessário.
Desse modo, a escrita criativa não é algo sem organização e padrão, mas, sim, uma forma de escrever textos mais atraentes.
Cursos de escrita criativa
Atualmente, existem vários cursos de escrita criativa e sobre escrita no geral disponíveis no mercado.
Veja a seguir 10 cursos interessantes nessa área:
1. Curso de Certificação de Escrita Criativa – Wesleyan | Coursera
2. Fundações da Ficção (Domínio de Escrita) | Udemy
3. A Retórica da História: Redação Criativa | Udemy
4. Cursos e Aulas Gratuitas de Escrita Criativa | Skillshare
5. Escrita Criativa Margaret Atwood
6. Como se Tornar um Gênio da História | CreativeLive
7. Escrevendo Sua História | CreativeLive
8. Escrita Criativa, Storytelling, Marketing Pessoal e LinkedIn na Prática – Dimitri Vieira
9. Escrita Criativa – Matheus de Souza
10. Comunicação eficiente e criativa – Marcelo Tas | Domestika
Você já fez algum deles? Conte para a gente nos comentários.