Um dos principais objetivos de quem escreve um texto é, justamente, convencer o seu leitor sobre aquilo é que proposto no texto, certo?! Contudo, essa não é uma tarefa muito fácil, já que é preciso empatia para se conectar com o público-alvo e nem sempre estamos aptos a isso. Ainda bem que, na língua portuguesa, diversas palavrinhas mágicas podem nos ajudar a atrair o leitor e deixá-lo do nosso lado, favorecendo, assim, um modelo bem específico de escrita, a saber: a escrita convincente.
Será que eu consegui convencê-lo a continuar a leitura? Espero que sim! Vai valer a pena.
Por que é preciso conquistar o seu leitor?
Pode-se dizer que tudo é uma questão de perspectiva e, portanto, conquistar o leitor equivale a fazê-lo acreditar naquilo que você expõe. Se eu quero que ele faça alguma ação, compre um produto, clique em um link, visite a minha página e muitas outras coisas, devo estar disposto a conquistá-lo, torná-lo importante e conduzi-lo por um caminho construído, por mim, na escrita.
Percebeu como isso é importante para o meio de negócios?
Uma dica valiosa: palavras certas para ser convincente
Na Língua Portuguesa, há diversos vocábulos e saber utilizar as palavras é, às vezes, um trabalho árduo. Não basta ter um bom dicionário, mas saber usar aquilo que ali está e transformar um trabalho simples em uma escrita convincente e elaborada.
Desse modo, dentre tantas palavras, que tal conhecer algumas e melhorar ainda mais os seus textos? Então, siga essa pequena dica:
- Você: interagir com o leitor é uma forma de demonstrar atenção e valorizar o papel dele, sendo, portanto, uma forma de personalizar o seu texto e conquistar o seu público.
- Como fazer: a expressão “como fazer” sugere que você já sabe a resposta e, para o leitor que se interessa pela pauta, ler o seu texto será uma tarefa obrigatória.
- Dicas: é uma palavra de grande interesse para o leitor, já que sugere uma série de orientações e informações que o auxiliarão em alguma outra atividade.
- Novo: a novidade é, normalmente, um interesse de todos os leitores e, nesse caso, torna-se um gatilho para que a leitura seja feita.
- Grátis: não precisa falar nada, não?! Geralmente, a palavra “grátis” é um grande chamariz e as pessoas tendem a não recusar esse tipo de informação.
- Comprovado: o uso do vocábulo “comprovado” conduz o leitor a imaginar que a informação trazida será real e verdadeira, o que garante uma maior valorização do seu texto, já que ele não é apenas um boato, ou uma adivinhação.
- Garantido: assim como a palavra anterior, o sentido de “garantido” traz segurança para o seu leitor, que vê, no seu texto, uma informação confiável e com resultados que ele espera.
- Segredos: a ideia de um segredo é, por si só, convidativa e isso garante o interesse do leitor, que será instigado, portanto, a descobrir aquilo que só você sabe.
- Imagine: como nas histórias de antigamente, a possibilidade de imaginar é capaz de nos levar a outro mundo e é, exatamente, esse o nosso propósito na escrita, fazer o impossível ser possível, levar o leitor para dentro do seu texto e conquistá-lo com as suas ideias.
- Nunca: nesse caso, ao usar da autoridade que o seu texto confere, você pode conduzir o leitor para um caminho distinto daquele que ele, supostamente, iria. A palavra negativa é, pois, uma estratégia e funciona muito nos textos.
Portanto, saber como utilizar as palavras é um caminho de sucesso, visto que garante uma escrita convincente e produtiva, além de conquistar um público consumidor fiel e que se interessa pelos materiais produzidos por você.