Você já deve ter reparado que a língua é viva e que os textos mudam, não é mesmo?! O formato utilizado por anos pode não ser, hoje, uma alternativa tão interessante. Assim, saber acompanhar as tendências e escrever textos mais atraentes deve ser o objetivo de todo produtor de conteúdo para o ambiente digital. Principalmente, se você deseja atingir um público mais amplo e diversificado.
O que preciso para bons textos?
Primeiramente, para que sua estratégia de marketing de conteúdo seja um sucesso, o conhecimento da língua portuguesa. Além disso, a criação de boas pautas é um passo importante de um projeto relevante e com alcance digital. No entanto, não basta apenas saber escrever e ter boas ideias, a forma como você irá colocar isso no papel, ou blog (ou site) influencia muito no resultado esperado.
Dicas para criar conteúdos atraentes e interessantes
Palavras-chave
Com certeza, você já deve ter percebido que as pessoas costumam procurar, nos sites de busca, palavras específicas e são elas que as levam para outras páginas em um ciclo, às vezes, quase sem fim, certo?! Logo, investir em palavras-chave adequadas irá trazer mais retorno para o seu conteúdo. Para isso, o uso de ferramentas tecnológicas, como o Google Keyword Planner e o Keyword Tool, por exemplo, são indispensáveis.
Público-alvo
Invista, se for o caso, em uma pesquisa acerca do seu público consumidor, pois, ao conhecê-lo, você poderá criar conteúdos mais interessantes e que atraiam mais a sua audiência. Assim, definir quem é você, qual o propósito da sua marca e, após isso, idealizar um leitor são passos que devem ser tomados.
Conteúdo
Tenha muito cuidado com aquilo que você pública, isto é, pense e avalie a relevância da sua pauta. Busque ter boas ideias, anote-as em um papel sempre que possível, e pesquise sobre elas. Estude sobre o que você quer falar e qual é a importância do assunto no momento. Ao fazer isso, você poderá dizer se é um tema indispensável, ou não.
Clareza e objetividade
Quando for produzir um conteúdo, busque ser o mais claro e objetivo possível. Lembre-se de que você tem diversos leitores e nem todos podem compreender adequadamente a sua escrita. Assim, evitar palavras rebuscadas, substantivos e construções sintáticas confusas e divagações pode ser uma boa estratégia. Lembre-se de tentar deixar o seu texto o mais didático possível.
Título
Criar bons títulos não é tão fácil quanto parece e, por isso, demanda tempo e planejamento. Contudo, um bom título é um chamariz para o seu leitor, ou pode, no sentido oposto, afastá-lo do seu texto. Desse modo, busque criar títulos atrativos e que despertem a curiosidade e a vontade de ler, por exemplo.
Meio de comunicação
Esteja atento as mudanças e as características do meio digital, que é o espaço no qual o seu texto será publicado. Lembre-se que o formato não é o mesmo de um jornal, por exemplo, e, por isso, o tratamento deve ser diferenciado.
Leitura
A sua bagagem cultural é fundamental na hora de escrever, lembre-se de não é possível tirar um coelho de uma cartola vazia (sinto muito destruir a magia). O mágico na verdade faz um truque, uma ilusão de ótica, não há como um coelho surgir do nada.
Por isso, se você quer se destacar e não apenas amontoar um monte de gatilhos mentais, leia ficção, poesia, HQ’s, assista a documentários, a séries, visite museus, repare nas nuances da vida. Tudo a fim de alimentar o seu cérebro com boas referências. Já explicamos em outro texto a importância da leitura de ficção para o produtor de conteúdo, assim que terminar este texto dê uma lida nele.
Portanto, saber investir o seu tempo no momento de criação de conteúdos é fundamental, visto que isso irá trazer o retorno esperado para o seu negócio. Escrever textos mais atraentes é, então, algo que pode vir com a prática, mas estudar e buscar dicas de escrita pode auxiliá-lo nessa tarefa.
Está com dúvidas de como começar? Acompanhe nosso Blog: publicamos recorrentemente insights para você melhorar a sua escrita.