Escrever é, em alguns casos, um mistério, principalmente pela potencialidade de sentidos que encontramos nas palavras do nosso idioma. É possível revirar um dicionário inteiro e, às vezes, não saber qual palavra usar, mas, ainda bem, temos a possibilidade de nos virarmos muito bem com aquelas que conhecemos e, também, com termos semelhantes. Ao melhorar os seus textos por meio da semântica, torna-se evidente que estudar o sentido e o significado das palavras é essencial.
O que é a semântica?
Basicamente, em um resumo bem simplista, a semântica é o sentido das palavras.
Fácil, não?! Então, não exatamente. Vamos ver um pouco mais sobre este aspecto da linguística.
Dentro do campo da linguística, a semântica se ocupa com o estudo do significado das palavras e das frases, tentando explicar quais são as escolhas mais adequadas para nos expressarmos. Desse modo, se a sintaxe se ocupa com a estrutura das frases e orações e a morfologia trabalha com a forma das palavras, isto é, sua constituição, a semântica trata do significado das palavras que utilizamos.
A importância da semântica para a relevância do seu conteúdo
Para que o nosso texto seja encontrado no ambiente digital, o sistema buscador do Google, o SEO, Search Engine Optimization, tende a alocar as páginas em suas pesquisas de acordo com a relevância delas. Com o auxílio da semântica, é possível, felizmente, melhorar os nossos resultados, já que, se, no texto, são utilizados sinônimos e antônimos, o algoritmo do buscador irá valorizar mais a sua página, o que garante, portanto, a importância do uso de elementos semânticos.
Tipos de aspectos semânticos para observar
- Sinônimos e antônimos: No primeiro caso, ocupa-se, aqui, das palavras que tem significados semelhantes, sendo, portanto, um elemento que garante a não repetição de vocábulos no texto. No que diz respeito aos antônimos, estes designam palavras cujos significados sejam opostos.
- Parônimos e Homônimos: Os parônimos são palavras que possuem significados diferentes, mas se assemelham na grafia e na pronúncia. Os homônimos, por sua vez, são, segundo a norma padrão, palavras que podem possuir a mesma pronúncia, ou podem ter a mesma grafia, mas, no entanto, possuem significados diferentes.
- Polissemia: Um aspecto muito importante da Língua Portuguesa é a presença de inúmeras palavras que possuem uma multiplicidade de significados, isto é, são polissêmicas.
- Conotação e denotação: A conotação designa um uso muito comum e corrente no discurso literário, uma vez que tem a ver com o sentido figurado das palavras. Já a denotação, por sua vez, designa o sentido real e dicionarizado das palavras, sendo mais utilizada em textos formais e específicos.
- Hiponímia e hiperonímia: No primeiro caso, tem-se a utilização de uma palavra para atribuir um sentido específico de algo. Já a hiperonímia se refere ao uso de um termo para designar algo genérico.
Desse modo, saber utilizar as palavras, explorando melhor o sentido delas, é uma forma de enriquecer o seu texto e trazer credibilidade para o seu enunciado. Assim, por intermédio da semântica é possível melhorar os seus textos e expandir os sentidos do texto, ampliando, pois, o alcance do seu texto e aumentando a sua audiência.