O mundo mudou, a tecnologia trouxe mais praticidade para a vida das pessoas. A forma como os indivíduos compram hoje não é igual há 10 anos. Provavelmente, também, não será igual daqui a 10 anos.
Tente fazer o simples exercício de voltar para os anos 2000. Ao fazer esse exercício, eu consigo me lembrar da primeira compra on-line que fiz. Muita apreensão, ansiedade e incertezas… será que chegaria? Algumas perguntas tiravam o meu sono, por exemplo, como eu iria reclamar se o produto não chegasse? Isso foi há quase 20 anos, hoje, é possível um cidadão comum comprar direto da China, com apenas um click, sem muita inquietação.
Mas não é preciso voltar muito tempo atrás, até pouco tempo o mercado digital estava engatinhando. Foi a pandemia que acelerou o movimento. E o movimento acelerado foi tão evidente que virou notícia nos principais veículos de comunicação.
A pandemia do coronavírus jogou milhares de consumidores no mercado digital, pessoas que nunca pensaram em fazer uma compra on-line, como a minha mãe, por exemplo. Provavelmente, você também tenha um parente que se arriscou em sua primeira compra pela rede de computadores. É claro, o movimento acelerou-se porque o comércio se viu obrigado a fechar. Agora, em tempo de flexibilização, com as pessoas podendo retornar à rotina, as coisas podem ser diferentes. Nunca se sabe.
Mas, em todos os casos, você precisa estar preparado. Então, responda sinceramente você está pronto para o mercado digital? Em outro post o PND falou da importância de ter um blog para se comunicar com o seu cliente em potencial, até ensinamos como se preparar para encantar seu público por meio de histórias.
O mercado digital é para todos?
Por mais que eu queira responder com um vigorante sim, ou não, é preciso justificar a resposta, assim, como fazíamos quando estávamos no colégio. É claro que quando se pensa rapidamente sobre o assunto, é possível ter a impressão que o mercado digital está muito longe do comércio físico. Mas é só uma impressão, pois uma pesquisa rápida mostra que os grandes comércios estão on-line. Magazine Luiza, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Farmácias, Lojas de brinquedo entre outros, todos estão aproveitando a sua parcela do mundo digital.
Um exemplo disso é que, nessa pandemia, muitos se arriscaram a fazer compras de supermercado on-line pela primeira vez.
Como você pode ver, até mesmo um setor que não fechou as portas durante a pandemia cresceu digitalmente nesse período. A pergunta que resta: será que as pessoas vão querer retornar totalmente as compras off-line depois de experimentarem os benefícios e a comodidade do mundo on-line?
Mas antes de responder a essa pergunta, observe um setor que já estava pedindo ajuda mesmo antes da pandemia, as livrarias. No entanto, a Amazon continua crescendo e ajudando a aumentar o faturamento das editoras.
É claro que alguns ainda vão preferir a velha e boa forma de comprar livros, passeando entre as prateleiras, sentido a textura das páginas e o cheiro de um livro novo, enquanto se escolhe entre um clássico e uma obra recém-lançada de um desconhecido. Outros ainda preferiram conferir as ofertas instantâneas de um mercado qualquer, mas a verdade é que a forma como as pessoas chegam até as lojas mudou. Talvez, antes de sair de casa, ela dê aquela pesquisada rápida no Google para encontrar o comércio mais próximo. Então, resta a pergunta final:
Você vai ficar de fora?
Como anda a sua vitrine on-line? Se eu fizer uma busca rápida no Google eu te encontro? Se você respondeu sim a segunda pergunta, volte a primeira e responda se a sua vitrine on-line vai me convencer a entrar em sua loja. Agora se você respondeu não a segunda pergunta, eu tenho aqui uma solução rápida e prática para você: a ferramenta Google Meu Negócio.
Essa é a maneira mais prática de aparecer na busca local. De acordo com o site do Google Meu Negócio,
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Para ajudar os clientes a encontrar sua empresa e contar sua história, verifique-a e edite as informações comerciais dela.
Então, se ainda não tem cadastro, pare tudo que está fazendo e faça agora mesmo.
Agora, se precisa melhorar a sua vitrine, mande um e-mail para nós, teremos prazer em ajudá-lo.